segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Quem substituirá o assistente paulista Ednilson Corona na Fifa?


No final deste ano o assistente paulista da Fifa, Ednilson Corona deixa o quadro da entidade ao completar 45 anos, idade limite para pertencer ao quadro da Fifa e após 13 anos ininterruptos de bons serviços prestados a entidade maior do futebol mundial. Todos aqueles assistentes que estão dentro dos pré-requisitos para ocuparem a vaga, estão se movimentando, tentando se tornarem aptos e merecedores da indicação para a tão cobiçada vaga.

Pelos critérios que são rigorosamente seguidos pela CONAF, os mesmos que usou em 2007, quando retirou da FIFA os paulistas Wilson Luiz Seneme e Ana Paula de Oliveira, o carioca Hilton Moutinho Rodrigues também sairá, com isso, outra vaga se abrirá para um outro assistente.

O assistente Ednilson Corona, é professor de educação física em Iguape/SP, nasceu no dia 04 de fevereiro de 1965, se formou árbitro em 1986 e entrou para o quadro da Fifa em 1997. Ao longo de sua carreira os acertos foram infinitamente superiores aos erros.

Participou da Copa do Mundo em 2006 na Alemanha (Itália 2x0 Gana, Espanha 3x1 Tunísia e Alemanha 2x0 Suécia) e foi o reserva em 2010 do trio brasileiro que participou da Copa da África do Sul.

Para substituí-lo, observando as escalas e o projeto de renovação prometido pela CONAF, destaco a seguir alguns assistentes que atuaram na Série A que, aparentemente, tem chances de ocupar a vaga de Ednilson Corona.
Ao lado dos nomes dos supostos candidatos, o número de jogos na série A até o presente momento nesta temporada de 2010:
Guilherme Dias Camilo – MG (12 jogos).
Marcelo Carvalho Van Gasse – SP (10 jogos).
Marrubson Melo de Freitas - DF (9 jogos).
Rodrigo Pereira Jóia - RJ (9 jogos).
Vicente Romano Neto - SP (9 jogos).
Fabrício Vilarinho da Silva – GO (8 jogos).
Cleriston Barretos Rios - SE (6 jogos).
Fabio Pereira – TO (6 jogos).
Bruno Boschillia – PR (6 jogos).
Obs. Bruno é sobrinho do ex-árbitro (e dos bons) Dulcidio Vanderlei Boschillia que nunca chegou a FIFA por conta de sua forte personalidade e destempero, e todos sabemos que a política é um pré-requisito importantíssimo para ter o escudo da FIFA.
Kleber Lúcio Gil - SC (5 jogos).
Tiago Gomes Brigido – CE (4 jogos).
Pedro Jorge Araújo – AL (4 jogos).
Dificilmente o nome do substituto de Ednilson Corona não esteja nesta lista, boa sorte a todos, as cartas estão na mesa, a vocês bastam apenas saber jogar com sabedoria não se esquecendo da famosa frase da FIFA: My Games Is Fair Play.
Em tempo: Nota do Apito do Bicudo: Se prevalecer o critério qualitativo, um dos dois assistentes da Federação Paulista de Futebol, Marcelo Carvalho Van Gasse e Vicente Romano Neto, devem ocupar a vaga de Ednilson Corona, até porque, a vaga pertence ao futebol paulista. Quanto ao assistente Bruno Boschilia da Federação Paranaense de Futebol, entendo que ainda lhe falta Know How para ocupar tão importante cargo e a entidade a qual pertence não tem representatividade nenhuma junto a CBF. Mas, como no futebol brasileiro, a cartolagem usa e abusa todo dia do famoso "jeitinho", não será surpresa se o nominado assistente for o indicado. Quem perde com a indicação de Bruno Boschilia é a arbitragem brasileira.
Valdir Bicudo-bicudoapito@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário