segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Para um grande espetáculo um árbitro espetacular

A Comissão Nacional de Arbitragem da CBF designou, nesta segunda-feira, o árbitro de Atlético/PR x Internacional, que será realizado quarta-feira na Arena da Baixada: Andre Luiz de Freitas Castro/GO/ASP/FIFA. O indigitado árbitro é ao lado de Sandro Meira Ricci/DF/ASP/FIFA o que de melhor existe na atualidade em termos de apito no Brasil. Espera-se que o árbitro Andre de Castro puna esta pouca vergonha que se institucionalizou no futebol brasileiro, o “agarra-agara” dentro da área penal.

Se agarrar um adversário fora da área de pênalti é tiro livre direto e os árbitros marcam, porque dentro da área os árbitros não apitam a falta máxima do jogo? Nenhum árbitro da Fifa teve até a rodada do final de semana que passou, o destemor de marcar penal neste tipo de lance. É um descalabro, um disparate.

Nas págs. 91/92 do livro Regras do Jogo da Fifa está escrito: O fato de segurar um adversário também inclui o ato de estender os braços para evitar que o adversário avance ou drible o infrator, utilizando as mãos, os braços ou o corpo. Recorda-se aos árbitros que deverão atuar preventivamente e com firmeza em relação à infração de segurar o adversário, especialmente dentro da área penal, nos tiros de canto e tiros livres. Por que os árbitros não punem este tipo de infração? Incompetência, medo de não estar inserido no próximo sorteio ou os árbitros não conseguem interpretar e aplicar corretamente o que estão lendo?
Em tempo: O Observador de Arbitragem designado pela CBF na partida Atlético/PR x Internacional na quarta-feira, Leonides Dreveck, nunca apitou sequer pelada de menino de final de rua. De consequência, quando a CBF ou a própria Fifa inseriram na legislação esportiva o Observador de Árbitros, fizeram-no objetivo de ter tanto na direção da entidade como o Tribunal de Justiça Desportiva elementos mais seguros pra julgamento do desempenho do árbitro.

É mais do que natural que a missão do observador é de relevância, podendo-se até afirmar, que só especialistas pudessem atuar nesse ofício. Mas a pessoa indicada para este jogo, na condição de observador ou olheiro, que se saiba nunca apitou e nem mesmo bandeirou uma pelada.

Este é o perigo que corre a CBF e, por conseguinte, a arbitragem brasileira ao aceitar que pessoas que nunca desenvolveram a atividade de árbitro de futebol, sejam escaladas para a difícil missão e, de consequência, "recebam" o respectivo honorário pela função cumprida embora nunca a tenha exercido.

No momento faz-se uma advertência: O correto seria a CBF manifestar-se às Federações Estaduais, no sentido de convocar ex-árbitros para o cumprimento desta tarefa, porque, se persistir esse descalabro, a qualidade das avaliações continuará sofrendo prejuízos e dificilmente as avaliações atingirão o seu objetivo.

ESCALA
ESTÁDIO: ARENA DA BAIXADA/CURITIBA
ATLÉTICO/PR x INTERNACIONAL/RS
ANDRE LUIZ DE FREITAS CASTRO/GO(ASP.)
CRISTHIAN PASSOS SORENCE/GO
GUILHERME DIAS CAMILO/MG
4o ÁRBITRO
FÁBIO FILIPUS/PR
OBSERVADOR:
LEONIDES DREVECK/PR
Valdir Bicudo-bicudoapito@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário