quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Árbitros mal posicionados

A diagonal do árbitro surgiu em 1891, por ocasião da emenda as Regras do Jogo. A idéia básica consiste no fato de que o árbitro e os assistentes por meio da diagonal, são capazes de observar os lances da partida (impedimento, bola em jogo, oportunidades de gol, disputas de bola, etc..) de diferentes ângulos com uma visão múltipla e periférica.
Isso diminui substancialmente a ocorrência de erros, equívocos, e interpretação correta dos denominados pontos cegos, uma vez que o árbitro estará mais próximo do lance de frente para os assistentes, que, por sua vez, serão os olhos do árbitro no caso de infrações e incidentes mais próximos às suas laterais e ocorridos fora do campo visual do apitador central.
Em lances desta natureza, ou seja, na diagonal dos assistentes, o árbitro aceita a informação do bandeira, que possui uma melhor posição e visualização da jogada. É bom lembrar que o assistente, é peça informativa e tem a função de indicar essas ocorrências e outras descritas na Regra (VI), sempre sem prejuízo do que decida o árbitro.
Logo, o assistente deixará de indicar se percebe que o árbitro não aceitou essa indicação. Daí a importância fundamental de o quarteto de arbitragem traçar uma estratégia sobre determinados procedimentos antes do início das partidas, com a finalidade de evitar eventuais embaraços e equívocos no transcorrer dos jogos.
Tenho observado em vários prélios da Série (A) e Série (B) do Brasileirão/2010, que, vários árbitros não estão realizando a diagonal e, com isso, além de sofrerem restrições nas suas marcações, estão causando prejuízos às equipes, porque deixam de assinalar infrações como o agarrra-agarra dentro da área penal, que se tornou uma vergonha no futebol brasileiro e outros tipos de infrações que são cometidos pelos atletas e não observados em função do mal posicionamento. A Fifa determina que o árbitro não deve se tornar um escravo da diagonal, mas quando exigido, deve mudar de posição durante a partida, e posteriormente, deve retornar à ela.
Valdir Bicudo-bicudoapito@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário