sábado, 28 de agosto de 2010

Uefa mantém apoio aos árbitros

A Uefa anunciou o seu apoio aos árbitros europeus no início de uma nova temporada, sublinhando o seu empenho total em fornecer da melhor maneira possível ajuda aos árbitros, na sua tarefa de cumprir o seu papel no bem-estar do futebol europeu.

"Preocupamo-nos com o futebol e queremos trabalhar para o seu progresso", disse o secretário-geral da Uefa, Gianni Infantino, numa reunião com a comunicação social, em Monaco. Como parte dos esforços contínuos para elevar os padrões de jogo, a entidade nomeou o ex-árbitro italiano Pierluigi Collina eleito por seis vezes consecutivas o melhor juiz de futebol do planeta como Diretor de Arbitragem. Collina, que acumulou uma vasta experiência numa carreira distinta como árbitro, vai ser auxiliado por dois ex-árbitros internacionais, Hugh Dallas (Escócia) e Marc Batta (França), que desempenham as funções de Responsáveis de Arbitragem da entidade.

"A preparação é a chave para melhorar o árbitro", explicou Collina. A Uefa organiza dois encontros com árbitros internacionais em cada ano - um no início de setembro, antes do início das fases de grupos das competições européias, e outro em fevereiro, de preparação para a fase final da época. O objetivo destes cursos é melhorar igualmente a preparação física individual dos árbitros.
Entretanto, a experiência com mais dois árbitros-assistentes vai continuar nas competições européias durante as duas próximas temporadas, no seguimento de uma decisão recente do International Board (IFAB). Desse modo, a equipe de arbitragem tradicional, composta por um árbitro principal, dois árbitros-assistentes e um quarto árbitro, terá a companhia de mais dois assistentes, que se postarão junto a cada uma das metas. A sua função particular é a de alertar o árbitro principal para lances ocorridos na grande área.



Os árbitros-assistentes adicionais vão ser utilizados nos jogos da Uefa Champions League e da Uefa Europa League nas épocas 2010/11 e 2011/12, e na Super Taça Europeia – no jogo de ontem à noite, entre FC Internazionale Milan e x Club Atlético de Madrid, em Monaco, e novamente em 2011.
"A sua simples presença junto à linha de gol vai servir como elemento dissuasor, para impedir os jogadores de simularem faltas e de agarrar os adversários", explicou Collina. "Estes vão comunicar o árbitro principal, através do sistema de áudio. No entanto, mesmo que presenciem um incidente, a decisão final pertence sempre ao árbitro principal".
"Estou muito otimista com esta experiência", disse o Presidente da Uefa, Michel Platini (foto). "O árbitro principal pode não ver, por isso estes assistentes adicionais vão ser uma grande ajuda para ele".

Fonte: UEFA/Refereetip

Nenhum comentário:

Postar um comentário