terça-feira, 31 de agosto de 2010

Raio-X da arbitragem

Joseph Blatter, o presidente da Fifa, quando questionado sobre arbitragem, afirma sempre que o árbitro de futebol é a autoridade máxima e o guardião das regras do jogo - e o apitador que deixar de cumpri-las está desrespeitando o espírito da regra e a entidade que pertence. Marcelo Aparecido de Souza da Federação Paulista de Futebol, o árbitro de Figueirense 2 x 0 Coritiba, sábado à tarde, no Orlando Scarpelli, deixou de observar as recomendações do mandachuva do futebol mundial em vários lances, já que não houve ligação entre suas interpretações e o texto das regras do jogo. Faltou qualidade nas suas decisões técnicas e disciplinares. Foi uma arbitragem regular num jogo de pouquíssima dificuldade.

No sábado à noite, na Vila Capanema, Émerson de Almeida Ferreira da Federação Mineira, dirigiu Paraná 2 x 1 Asa, de forma totalmente oposta, com ótimo posicionamento, aplicando corretamente as regras, sinalizando adequadamente as faltas, agilizando o reinício de jogo a cada interrupção, interpretando a lei da vantagem de forma a propiciar que a equipe que sofreu a falta obtivesse o benefício da vantagem, mostrou equilíbrio, autoridade em campo, praticou a arbitragem preventiva (através de olhares, sinais, da fala, do apito e, quando necessário, do cartão amarelo). Foi uma arbitragem de excelência.

No crepúsculo da tarde de domingo, na Arena da Baixada, na partida Atlético/PR 1 x 1 Grêmio, em que pese apresentar um excelente preparo físico e ótimo posicionamento em todas as jogadas, no momento de interpretar e aplicar as leis do jogo o árbitro Djalma José Beltrami, do quadro especial da CBF, utilizou de critérios diferenciados na marcação de faltas, na aplicação dos cartões e demonstrou em alguns lances estar preocupado - já que suas decisões sofreram questionamentos e sua expressão facial apresentou variações diante das tomadas de decisões e uma leve falta de controle emocional. Atuação regular em jogo de dificuldade média.
Fonte: TRIBUNA DO PARANÁ
bicudoapito@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário