terça-feira, 24 de agosto de 2010

CBF promove Curso de Aprimoramento de Arbitragem

Cumprindo o Plano de Modernização do Futebol Brasileiro idealizado pelo presidente Ricardo Teixeira, a Comissão de Arbitragem da CBF reunirá os árbitros internacionais (masculino e feminino) e os aspirantes, no período de 30 de agosto a 04 de setembro, na cidade de Florianópolis.
Durante o período serão realizados aprimoramentos técnico e prático, avaliações físicas padrão Fifa e teóricas (inglês e português), e análise do trabalho desenvolvido na primeira fase das competições coordenadas pela CBF.
Sob a supervisão da Comissão de Arbitrgaem-CBF, os trabalhos terão como instrutores: Horacio Elizondo (foto), da Argentina (RAP-Fifa instrutor técnico, o quarto da esquerda para à direita), Amelio Andino, do Paraguai (oficial de desenvolvimento do RAP-F), Cristian Rosen, da Argentina (instrutor físico); os integrantes da comissão de ensino da CBF Aristeu Tavares, Manoel Serapião, Milton Otaviano, Silvia Oliveira e Dionisio Domingos e, também, o acompanhamento de um profissional da área de psicologia (Marta Magalhães Sousa).




Ainda dentro do Plano de Modernização, a CBF descentraliza suas atividades e leva aos estados das entidades filiadas o aprimoramento dos árbitros e assistentes. Em 2007, o evento foi realizado em São Caetano do Sul – SP, em 2008, no Rio de Janeiro, em 2009, em Curitiba.
O evento significa a oportunidade para que os instrutores técnicos, físicos, observadores, árbitros e assistentes possam acompanhar os trabalhos e, dessa forma, incentivar as entidades filiadas na busca pela qualidade da arbitragem como um todo.
Fonte: CBF

Em tempo: O evento que tem a chancela da CBF acontece num momento oportuno porque a qualidade da arbitragem brasileira nas competições da entidade principalmente após a Copa do Mundo, apresenta um decréscimo acentuado. Em se tratando de árbitros Fifa, com exceção de Carlos Eugenio Simon, Leandro Pedro Vuaden, Marcelo de Lima Henrique, Periclez Bassolz Cortes e Evandro Rogério Roman, este último totalmente recuperado dos problemas do Brasileirão do ano passado, os demais após a Copa do Mundo entraram em decadência técnica. Em relação aos Asp/Fifa, o time composto por Andre Luiz de Castro, Luis Flavio de Oliveira, Sandro Ricci e Wilton Pereira Sampaio, vem salvando a arbitragem brasileira com boas atuações, já os demais estão devendo. Se este time, Fifa e Asp/Fifa quando escalado fraqueja e apresenta deficiências imaginem a insegurança dos demais árbitros do quadro nacional. Outro detalhe: As pessoas designadas pela CBF para desenvolverem a função de Observadores de Arbitragem nas competições da entidade ou não preenchem os requisitos exigidos para a função ou então estão relatando de forma inverídica os acontecimentos no campo de jogo. Aliás, a qualidade dos Observadores de Árbitros no Brasil deixa a desejar. Um exemplo é o Estado do Paraná, que indicou três nomes à CBF para desempenharem esta função mas nunca apitaram sequer pelada de menino de final de rua. É um absurdo!
Valdir Bicudo-bicudoapito@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário