segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Aproveitamento de pênaltis despenca após fim da paradinha


Arte de Allex Ximenes sobre fotos de Tom Dib e LC Moreira/Lancepress

Depois de 1º de junho, 49% dos pênaltis foram desperdiçados no Campeonato Brasileiro. Nesta rodada, goleiros defenderam todas

Bernardo Gleizer RIO DE JANEIRO (RJ)


Na rodada deste fim de semana do Campeonato Brasileiro, Neymar (Santos), Ricardo Xavier (Guarani) e Washington (Fluminense) viram os goleiros Harlei, Marcelo Lomba e Rogério Ceni defenderem suas cobranças, respectivamente. Aproveitamento de 0% na rodada. Mas o que mais chama a atenção é que, depois da proibição da paradinha pela Fifa - que entrou em vigor no dia 1º de junho -, o rendimento nas cobranças de pênalti despencou consideravelmente.
Até a quinta rodada do Campeonato Brasileiro, quando a paradinha era permitida, foram 20 cobranças assinaladas. Os atacantes converteram 16 - um aproveitamento de 80% -, com três defesas dos goleiros e uma cobrança para fora, do santista Neymar (que usou a paradinha na ocasião). Depois da proibição, foram 35 penalidades e apenas 18 gols - aproveitamento de só 51%.
Nesta fase, os goleiros se destacaram. Eles defenderam 13 pênaltis - o que representa 37% das cobranças. Foram ainda duas cobranças no travessão, uma na trave e uma para fora. O arqueiro que mais se destacou foi Victor, do Grêmio e da Seleção Brasileira: pegou três penalidades. Geovanni, do Grêmio Prudente, Rogério Ceni, do São Paulo, e Fábio, do Cruzeiro, defenderam duas cada.
O jogador que mais perdeu pênaltis no Brasileirão foi justamente o maior usuário da paradinha: o jovem Neymar, do Santos, já perdeu três cobranças - sendo uma para fora e duas em que o goleiro adversário defendeu. Chicão, do Corinthians, e Paulo César, do Grêmio Prudente, desperdiçaram duas cada.
O desperdício de pênaltis se concentra em São Paulo. Corinthians, Santos e Grêmio Prudente perderam três cobranças cada um. O Timão já perdeu com Chicão e Bruno César e está à procura de um cobrador - Ronaldo e Roberto Carlos já fizeram gol desta maneira neste Brasileirão, um cada.
O Santos foi quem teve mais pênaltis a seu favor (sete), aproveitando a habilidade e a velocidade de seus Meninos da Vila. Por outro lado, o Grêmio até aqui não teve nenhuma penalidade para bater. No quesito aproveitamento/quantidade, o Flamengo é o melhor, com quatro acertos em quatro tentativas, seguido pelo Inter, que acertou as três que teve.
OS PÊNALTIS NO BRASILEIRÃO-2010:

Antes da paradinha Depois da paradinha
16 gols
3 defesas
1 para fora 18 gols
13 defesas
1 para fora
3 na trave

O APROVEITAMENTO POR CLUBE:

Flamengo - 4 certos (100%)
Internacional - 3 certos (100%)
Cruzeiro - 2 certos (100%)
Atlético-MG - 1 certo (100%)
Atlético-PR - 1 certo (100%)
Vitória - 1 certo (100%)
Atlético-GO - 4 certos / 1 errado (80%)
Guarani - 3 certos / 1 errado (75%)
Botafogo - 2 certos / 1 errado (66%)
Vasco - 2 certos / 1 errado (66%) Santos - 4 certos / 3 errados (57%)
Ceará - 1 certo / 1 errado (50%)
Goiás - 1 certo / 1 errado (50%)
Corinthians - 2 certos / 3 errados (40%)
Avaí - 1 certo / 2 errados (33%)
Palmeiras - 1 certo / 2 errados (33%)
Grêmio Prudente - 1 certo / 3 errados (25%)
Fluminense - 1 errado (0%)
São Paulo - 1 errado (0%)
Grêmio - Não teve pênaltis

Fonte: Lancenet

Nenhum comentário:

Postar um comentário