quinta-feira, 22 de julho de 2010

Rio de Janeiro terá árbitros assistentes atrás do gol.


A Fifa confirmou nesta quarta-feira, dia 21 de julho, uma importante mudança na arbitragem para a temporada 2010/2011: a implantação de árbitros assistentes atrás dos gols. O Campeonato Carioca será uma das competições, onde será testada a inovação, porém agora de forma oficial, uma vez que o torneio já utiliza juízes nas balizas desde 2008.






Um dos idealizadores da inovação, o presidente da Comissão de Arbitragem de Futebol do Rio de Janeiro (Coaf-RJ), Jorge Rabello, comemorou a oficialização da Fifa e adiantou que todos os jogos do próximo Campeonato Carioca terão assistentes atrás dos gols.
“Vejo esta notícia como uma vitória da arbitragem, principalmente a carioca. Fizemos esse pedido à Fifa através da CBF e agora veio a confirmação. Utilizamos isto desde abril de 2008 e sempre fui muito criticado. Agora com a oficialização da Fifa poderemos implantar em todas as partidas da competição”, disse o ex-árbitro.
Jorge Rabello revelou ao site Justicadesportiva.com.br que já está pesquisando produtos tecnológicos para serem usados por estes novos árbitros assistentes. O presidente da Coaf-RJ disse ainda que durante a pré-temporada dos árbitros será criado um novo quadro para estes assistentes na Comissão, que terão treinamentos específicos.
“Estes árbitros assistentes deverão usar ponto eletrônico para se comunicarem com os árbitros principais. A implantação dessa mudança será de extrema importância, pois estes árbitros poderão ser consultados por árbitros e assistentes, quando não tiverem enxergado claramente alguma jogada duvidosa”.
Para Rabello, se esta mudança fosse implantada há mais tempo, vários erros grosseiros da arbitragem poderiam ser evitados. “Com o árbitro atrás do gol, este certamente teria visto a mão do Thierry Henry naquele jogo da França e também poderia dizer que a bola entrou tanto no jogo da Inglaterra na Copa do Mundo, como agora no Mundial Sub-20 Feminino”.
Além do Campeonato Carioca, várias outras competições pelo mundo utilizarão árbitros assistentes. No Brasil, as federações Paulista, Baiana e Pernambucana também poderão usar, porém ainda não definiram em quais torneios.
Fonte: Justiça Desportiva
PS: Enquanto várias Federações Estaduais pediram autorização para realizarem o experimento autorizado pela Fifa, o futebol paranaense mais uma vez fica na vanguarda do atraso, permanece mudo, sob clima de total apatia, de total descaso para com o seu quadro de árbitros, que embora tenha 320 árbitros inscritos, sobrevive de apenas três nomes. Não há a mínima expectativa de mudança de novos rumos no campo da arbitragem. Pobre arbitragem paranaense!
Valdir Bicudo-bicudoapito@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário