domingo, 25 de julho de 2010

Gente nova a caminho da Fifa


A Comissão Nacional de Arbitragem da CBF (Conaf), divulgou na quinta-feira que passou, a lista dos árbitros promovidos a categoria Aspirante Fifa/2010.

De acordo com a CBF, as promoções estão em consonância com o Plano de Modernização do Futebol Brasileiro, idealizado pelo presidente da CBF Ricardo Teixeira, após análise da classificação nacional dos árbitros e respectivas atuações; dos resultados das avaliações ordinárias e extraordinárias (físicas e teóricas); da conferência da documentação exigida pelo ofício circular 43/CA/01.07.10; e das normas previstas pela RDP 02/2008, da Conaf/CBF, que decidiu promover à categoria de Aspirante-Fifa, os árbitros abaixo nominados:

CNA


ÁRBITROS ASPIRANTE FIFA


UF


DT_NASC

1


SANDRO MEIRA RICCI


DF


19/11/74

2


ARILSON BISPO DA ANUNCIAÇÃO


BA


08/02/73

3


CÉLIO AMORIM


SC


08/02/79

4


CLÁUDIO LUCIANO MERCANTE JÚNIOR


PE


19/02/76

5


GUTEMBERG DE PAULA FONSECA


RJ


10/07/73

6


WILTON PEREIRA SAMPAIO


DF


21/12/81

7


ANDRÉ LUIZ DE FREITAS CASTRO


GO


08/06/74

8


LUIZ FLÁVIO DE OLIVEIRA


SP


13/06/77

9


NIELSON NOGUEIRA DIAS


PE


14/09/74

10


FRANCISCO CARLOS DO NASCIMENTO


AL


09/10/77




Foram sacados do quadro de Asp/Fifa, os árbitros Elmo Alves Rezende Cunha, Francisco de Assis Almeida Filho e José Henrique de Carvalho. Foram promovidos os árbitros, André Luiz de Freitas (GO), Francisco Carlos do Nascimento (AL), Gutemberg de Paula Fonseca (RJ), Nielson Nogueira Dias (PE) e Wiltom Pereira Sampaio (DF). Já faziam parte do quadro e permaneceram os árbitros, Arilson Bispo da Anunciação (BA), Célio Amorim (SC), Cláudio Luciano Mercante Junior (PE) e Sandro Ricci (DF).

Pois bem: Fui saber junto a fonte fidedigna, quais os motivos e os critérios utilizados pela Conaf, que é presidida de forma impar e extremamente profissional pelo professor Sérgio Corrêa da Silva, o que determinou a saída dos três árbitros nominados do quadro de Asp/Fifa, e o porquê dos novos nomes nos seus respectivos lugares. Resposta: a Comissão Nacional de Árbitros da CBF, após realizar um minucioso trabalho de observação, de acompanhamento, de orientação e compartilhamento nos últimos dois anos, e com base no desempenho dos indigitados árbitros nas competições da CBF (Copa do Brasil, Séries A, B, C e D), optou pelas mudanças anunciadas. Nenhuma palavra a mais ou a menos me foi dita.

PS: Diante do exposto, está dado o recado de forma cristalina aos árbitros que aspiram ser promovidos no Quadro Nacional de Árbitros da CBF, de que não basta mais afirmar, que sou árbitro da CBF. É imperativo adotar um comportamento profissional dentro e fora do campo, ler e reler as Regras do Jogo diariamente como faz Ravshan Irmatov (Fifa-Uzbequistão), foto à esquerda, o mais jovem árbitro da última Copa do Mundo.

Planejar e contextualizar a arbitragem de cada partida independente da sua importância, sempre com a participação dos assistentes e o quarto árbitro. Resumindo: A Conaf quer que o árbitro e o árbitro assistente treine, estude, se prepare para poder corresponder no momento em que precisa tomar decisões sábias e de acordo com a verdade dos fatos no campo de jogo.

A Conaf com esta posição, envia também por tabela um recado às Comissões de Arbitragens das Federações Estaduais, as responsáveis por várias indicações indevidas à Renaf: Preparem seus árbitros com a realização de painéis, seminários, congressos, porque do contrário, eles não serão promovidos e outros ocuparão os seus espaços.

Fonte: Apito Nacional

Valdir Bicudo-bicudoapito@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário